O projeto (2013-2015)

A “Mostra de Autores Desconhecidos” é uma iniciativa da IGAC, que se insere no âmbito da responsabilidade social da organização. Este projeto assume a configuração de um concurso e tem como principal objetivo despertar a veia artística de pessoas inseridas em ambientes vulneráveis  (por razões económicas, sociais ou outras), evidenciando assim a riqueza e diversidade culturais de diferentes origens.

A génese do projeto data de 2013, altura em que se começaram a traçar as linhas orientadoras, numa lógica de governação integrada. Foi nesta fase de planeamento que a IGAC, com o apoio da IPSS “Entrajuda”, começou a fazer os primeiros contactos com instituições do Terceiro Setor no sentido de apurar a pertinência e acolhimento do projeto junto das populações servidas por essas mesmas instituições, o que veio a ser confirmado nos contactos realizados junto das instituições e nos resultados da 1ª edição.

 


Objetivos Gerais

  • Premiar a criatividade artística e dar visibilidade a autores desconhecidos;
  • Sensibilizar os intervenientes para a interiorização de comportamentos associados à defesa do Direito de Autor;
  • Promover o reconhecimento social dos autores oriundos de áreas menos favorecidas ou mais adversas;
  • Promover o conhecimento sobre as áreas de atuação da IGAC, aumentando a sua visibilidade numa lógica de simultânea promoção das competências pessoais e sociais do público-alvo.

 


Edições

Enquadrada pelo V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017, e pelo II Plano para Integração do Imigrantes, da responsabilidade da Comissão Nacional para os Direitos Humanos, a “Mostra de Autores Desconhecidos” conta já com duas edições:

  • I edição, ocorrida em 2014, foi dirigida a criadores (com mais de 16 anos) residentes ou enquadrados em funções de apoio em zonas urbanas menos privilegiadas da Área Metropolitana de Lisboa;
  • II edição data de 2015, destina-se à população reclusa: homens e mulheres, de todos os estabelecimentos prisionais do país;
  • a III edição data de 2016, destina-se a jovens entre os 16 e 21 anos que se encontram em regime de acolhimento residencial em equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Casa Pia de Lisboa.

Para mais informações, clique aqui.


Parcerias

A IGAC tem apostado no envolvimento de outras entidades e no estabelecimento de parcerias, em função da oportunidade temática.

A Associação DNS.pt tem sido um parceiro constante desde o início, assumindo os prémios destinados a distinguir as melhores obras, ofertas estas, de cariz tecnológico, que pretendem imprimir uma lógica pedagógica e o aumento da literacia digital.