III edição 

A “Mostra de Autores Desconhecidos” é uma iniciativa da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), que se insere no âmbito da responsabilidade social da organização e que pretende contribuir para a inclusão social de indivíduos talentosos, enquadrados em ambientes económica e/ou socialmente menos favorecidos, através da valorização e projeção das suas obras artísticas.

Enquadrado no “V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-17”, este projeto assume a configuração de um concurso que visa despertar a veia artística de jovens inseridos em ambientes vulneráveis (por razões económicas, sociais e/ou outras), evidenciando assim a riqueza e diversidade culturais de diferentes origens.

Nesta III edição promove-se um concurso com o objetivo de premiar criações artísticas de jovens entre os 16 e 21 anos que se encontram em regime de acolhimento residencial em equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Casa Pia de Lisboa.

O desenvolvimento desta edição contou mais uma vez com o apoio da Associação DNS.PT – entidade nacional responsável pelo registo do domínio Internet de topo .pt – que desde o início se associou a este projeto, na qualidade de parceiro premium, contribuindo para a promoção da inclusão digital.


 

Destina-se a:

  • Premiar a criatividade artística em associação com o tema “Cooltura – Cultura para todos”;
  • Incentivar e sensibilizar a população jovem em situação de acolhimento institucional para a interiorização de comportamentos cívicos na defesa do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

 

Visa especificamente:

  • Dar visibilidade aos autores desconhecidos e sensibilizar para a importância da proteção dos direitos de autor;
  • Promover competências pessoais e artísticas dos jovens autores;
  • Promover a satisfação pessoal, integração social e cultural dos jovens autores através da divulgação das suas capacidades artísticas;
  • Destacar a relevância do trabalho desenvolvido por instituições e agentes culturais que se associem, a qualquer título, ao desenvolvimento do concurso;
  • Criar relações entre os jovens artistas e o mundo cultural, quer na sua vertente escolar/académica, quer profissional.

 


Desenvolvimento do concurso:

O concurso foi divulgado em 13 de julho de 2016, decorrendo o prazo para entrega dos trabalhos até ao dia 30 de novembro de 2016.