Voltar

Mais 25 locais para registo de obras literárias, artísticas e científicas

A IGAC está presente em mais 25 Espaços do Cidadão entretanto lançados em vários pontos do país, tornando mais acessível o registo online de obras literárias, artísticas e científicas aos seus clientes, serviço este já disponível em sete Espaços do Cidadão inaugurados em abril último, para além do atendimento presencial nas instalações da IGAC, em Lisboa, e também no Porto, e do registo online, diretamente, através do website da IGAC.

Estas estruturas de atendimento integram o projeto-piloto da Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa que que visa aproximar a moderna Administração Pública do cidadão. Assim, nos Espaços do Cidadão (EdC), o cidadão poderá aceder, com recurso à Internet, aos serviços do Estado aderentes contando sempre com o apoio de um funcionário qualificado que atuará como mediador digital, auxiliando o cidadão na utilização das tecnologias de informação e comunicação sempre que necessário.

Com este piloto de balcão único de serviços públicos digitais espera-se assim facilitar o quotidiano dos cidadãos (através da redução do tempo de espera e de outros custos) mas também contribuir para o aumento da sua autonomia e literacia digital.

Atualmente, encontram-se em funcionamento 32 postos de atendimento (disponibilizados por autarquias e CTT) disseminados por todo o país, tendo o Governo assumido o compromisso de abrir um total de 1000 EdC até 2015.