Voltar

Lançamento da III edição da Mostra de Autores Desconhecidos com a SCML e Casa Pia

Com vista à promoção de competências de cidadania no domínio dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, a IGAC tem vindo a apostar numa aproximação à sociedade em geral. Assim,  pelo terceiro ano consecutivo, organiza nova edição do concurso “Mostra de Autores Desconhecidos”, um projeto de responsabilidade social com enquadramento que no “V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-17” que visa promover a inclusão social de  homens e mulheres, enquadrados em ambientes económica e/ou socialmente vulneráveis, através da criação artística. 

Em 2014, a iniciativa foi dedicada a autores desconhecidos residentes ou em funções de apoio em bairros desfavorecidos da Área Metropolitana da Lisboa. Em 2015 desenrolou-se a nível nacional e foi dedicada à população reclusa (e daí que a coorganização com Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais). Este ano, o concurso é dedicado a jovens entre os 16 e 21 anos que se encontram em regime de acolhimento residencial em equipamentos sociais da Santa Casa da misericórdia de Lisboa e da Casa Pia de Lisboa.

O desenvolvimento desta edição conta mais uma vez com o apoio da Associação DNS.PT – entidade nacional responsável pelo registo do domínio Internet de topo .pt – que desde o início se associou a este projeto, na qualidade de parceiro premium, contribuindo para a promoção da inclusão digital.

As obras a concurso, para além de subordinadas ao tema “Cooltura – Cultura para todos", deverão ser desenvolvidas no âmbito das seguintes categorias artísticas:

Categoria 1 – Literatura (Poesia, Conto e Artigo de Opinião)
Categoria 2 – Artes Visuais (Fotografia, Pintura e Desenho)
Categoria 3 – Música
Categoria 4 – Artes Cénicas (Dança e Teatro)
Categoria 5 – Audiovisual e Multimédia  Categoria 6 – Internet

O período para submissão das obras decorre até ao dia 30 de novembro de 2016 e a cerimónia de entrega de prémios está prevista para fevereiro de 2017.