Voltar

Lançamento da II edição da “Mostra de Autores Desconhecidos” nos estabelecimentos prisionais

Com vista à promoção de competências de cidadania no domínio dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, a IGAC tem vindo a apostar numa aproximação à sociedade em geral. Assim,  pelo segundo ano consecutivo, organiza nova edição do concurso “Mostra de Autores Desconhecidos”, um projeto de responsabilidade social que visa promover a inclusão social de  homens e mulheres, enquadrados em ambientes económica e/ou socialmente vulneráveis, através da criação artística. 

Em 2014, a iniciativa foi dedicada a autores desconhecidos residentes ou em funções de apoio em bairros desfavorecidos da Área Metropolitana da Lisboa. Este ano, desenrola-se a nível nacional e é dedicada à população reclusa e daí que a organização seja partilhada com a DGRSP (Direção Geral de Resinserção e Serviços Prisionais). Enquanto atividade de tratamento prisional, a edição de 2015 do concurso integra-se nas atividades socioculturais e nos objetivos estratégicos definidos para a área da Cultura no “Plano Nacional de Reabilitação e Reinserção 2013-15” bem como no “V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-17”.

 

Para além do habitual apoio do parceiro premium – a Associação DNS.pt, entidade que tem estado associada a esta causa desde o primeiro minuto –,  a dinamização do projeto conta ainda com a colaboração da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).

 

No concurso deste ano, os trabalhos encontram-se sujeitos ao tema “Desenvolvimento: faz a difereça e liberta uma ideia” - inspirado por Mahatma Gandhi (“Seja a mudança que gostaria de ver no mundo”) e pelo facto de 2015 ser simultaneamente o “Ano Europeu para o Desenvolvimento: o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro” e o “Ano Internacional da Luz”. As obras deverão ainda ser desenvolvidas no âmbito das seguintes categorias artísticas:

  • Categoria 1 – Literatura (Poesia, Conto e Artigo de Opinião)
  • Categoria 2 – Artes Visuais (Pintura e Desenho)
  • Categoria 3 – Banda Desenhada
  • Categoria 4 – Música
  • Categoria 5 – Teatro

O período para submissão das obras decorre até ao dia 30 de setembro de 2015 e a avaliação e entrega dos prémios está prevista para se concretizar até ao dia 4 de dezembro de 2015.