Voltar

IGAC no lançamento da Festa do Cinema com vídeo "Somos todos autores - Sê (C) original"

A Festa do Cinema regressa às salas de cinema nacionais, de 16 a 18 de maio, com bilhetes a 2,50€. Depois do sucesso da 1.ª edição, no ano passado, a organização espera chegar aos 250 mil espetadores, envolvendo e captando mais público para as salas de cinema. A apresentação oficial da Festa do Cinema 2016 realizou-se esta segunda-feira, 9 de maio, às 19h30, nos Cinemas UCI El Corte Inglês, com a presença dos principais agentes do setor, entidades públicas e privadas e destacadas figuras do teatro, do cinema e da televisão. 

A IGAC - Inspeção-geral das Atividades Culturais, representada pelos seus Inspetor-geral e Subinspetora-geral, também se associou a esta Festa do Cinema, através da sua divulgação junto das várias autarquias e pela produção de um spot relativo à proteção dos direitos de autor, sob a égide "Somos todos autores- Sê (C) original". Pela primeira vez, a Festa do Cinema estabeleceu uma parceria com a Academia Portuguesa de Cinema, que vai permitir que o filme vencedor dos Prémios SOPHIA 2016, seja exibido em salas selecionadas, entre os dias 16 e 18 de maio.

Este evento conta igualmente com uma parceria com os Globos de Ouro da SIC - CARAS, para a categoria de Cinema, em que o filme português vencedor na categoria Cinema a revelar no domingo, 15        de maio, fará também parte dos filmes em exibição durante a Festa do Cinema. Abriu o evento Nuno Sousa, um dos responsáveis pela Organização que referiu "Estamos entusiasmados por estarmos a trabalhar já na 2.ª edição de um evento que não só promove como reforça o privilégio de assistir a filmes em salas de cinema, que tão bem se equiparam nos últimos anos para garantirem toda a qualidade, grandiosidade e emoção do cinema em grande ecrã. Em 2015 houve um crescimento de 20% no setor que este evento uniu, focando todos os players num objetivo e estratégia comuns. 

Na sessão houve lugar a intervenção do representante da FEVIP que declarou "é um orgulho apoiar a 2.ª edição desta festa que, para nós, representa um momento especial de partilha de obras cinematográficas com um público que gosta de cultura e que, de outra forma, poderá não ter as mesmas possibilidades de acesso à magia das salas de cinema". 

A última intervenção ficou a cargo de Filomena Serras Pereira, Presidente do ICA que se dirigiu aos espetadores desta sessão especial, destacando-se da sua intervenção o enfoque na importância desta Festa, referindo que "a primeira edição da Festa do Cinema, realizada em maio do ano transato, constituiu um êxito assinalável com mais de 200 mil espetadores, em três dias, nas 500 salas de cinema do País. Acreditamos que a Festa em 2015 contribuiu para a «reconciliação» do público com o cinema, tendo-se invertido a tendência dos últimos anos de diminuição de espetadores em sala. A Festa do Cinema deste ano pretende, uma vez mais, não só incentivar o público a ver cinema, como convidá-lo a frequentar as salas, o único local onde podem desfrutar da verdadeira essência e glamour das obras cinematográficas."