Voltar

IGAC lança concurso "Mostra de Autores Desconhecidos"

O concurso "Mostra de Autores Desconhecidos" é um projeto de responsabilidade social promovido pela Inspeção Geral das Atividades Culturais que desafia, sobretudo, as mulheres criadoras residentes ou enquadradas em funções de apoio em zonas urbanas menos favorecidas, a mostrarem as suas obras e os seus talentos, tendo por base a definição de obra artística nos termos do relatório final ESSnet – CULTURE da European Statistical System Network on Culture – Livro e Imprensa, Artes Visuais, Artes Cénicas, Audiovisual e Multimédia.

Esta iniciativa enquadra-se, também, no V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017 (V PNI), bem como no Plano para a Integração dos Imigrantes para 2014, da responsabilidade da Comissão Nacional para os Direitos Humanos.

Embora especialmente dirigido a mulheres por forma a conferir maior alcance aos objetivos daquele Plano Nacional, este concurso abre também espaço a talentos do sexo masculino que são igualmente convidados a criar e desenvolver obras originais nas diferentes áreas artísticas objeto do presente concurso.
Assim, o concurso “Mostra de Autores Desconhecidos” é dirigido, nesta primeira edição, a indivíduos do sexo feminino e masculino residentes ou que estejam enquadrados em funções de apoio em zonas urbanas menos favorecidas, na Área Metropolitana de Lisboa, com idade superior a 16 anos. Os interessados dispõem até dia 27 de novembro para submeter as suas obras a concurso, nos termos do respetivo regulamento.

A avaliação dos projetos cabe ao Júri de seleção, composto pelo Inspetor-Geral da IGAC e por personalidades artísticas representativas de cada uma das categorias contempladas no concurso.

Os prémios serão entregues em cerimónia pública, a realizar durante o mês de dezembro, e consistirão no acesso a bens/conteúdos de fruição cultural ou a formação.

Todos os participantes receberão um voucher 3em1.pt – oferta da Associação DNS.PT - através do qual lhes será oferecido um domínio .pt, o acesso a uma ferramenta de construção de sites, o alojamento técnico do respetivo site e caixa de email, durante um ano.

A Associação DNS.PT é o Parceiro Premium deste concurso.