Voltar

IGAC com avaliação de 90% de satisfação

Pelo quinto ano consecutivo, a Inspeção-geral das Atividades Culturais concluiu o estudo de avaliação da satisfação dos seus clientes - um importante instrumento de gestão para medir a qualidade do serviço que presta e proporcionar o desenvolvimento e a implementação de ações que respondam às necessidades e à satisfação crescente das expetativas dos seus Clientes.

Os resultados obtidos nesta edição refletem uma apreciação muito positiva por parte dos diferentes clientes da IGAC, evidenciando-se um aumento considerável em vários indicadores:

  • Aumento da taxa média de satisfação global dos clientes em 9 pontos percentuais (p.p.), cifrando-se em 2015 nos 90%;
  • Aumento da taxa média de satisfação com os serviços em 11 p.p., registando um valor de 92% para 2015;
  • Aumento da taxa média de satisfação em relação ao website da IGAC, em 10 p.p., cifrando-se em 2015 em 82%;
  • Aumento da taxa média de satisfação com o atendimento, em 14 p.p., cifrando-se em 2015 em 93%.

A realização destes estudos de satisfação tem como objetivos:

  • Incrementar a qualidade dos serviços prestados pela IGAC;
  • Aumentar a satisfação dos cidadãos-clientes com os serviços prestados;
  • Construir e melhorar a confiança na IGAC através da implementação de processos transparentes e monitorizáveis;
  • Melhorar continuamente os processos, no sentido da certificação da sua qualidade;
  • Medir a eficiência e qualidade;
  • Introduzir uma nova cultura de gestão que envolva os clientes (internos e externos);
  • Criar condições para prever as necessidades e expectativas dos clientes (internos e externos);
  • Privilegiar sistemas de audição dos clientes através da abertura de canais (formais ou informais);
  • Privilegiar a gestão das reclamações, enquanto indicador da insatisfação dos clientes;
  • Implementar mecanismos de gestão de elogios e sugestões;
  • Melhorar espaços de contacto e acolhimento dos clientes da IGAC.

 

 A colaboração obtida no decurso deste estudo por parte dos clientes da IGAC, é determinante para o compromisso, que reiteramos, de procurar enriquecer e dinamizar as atividades culturais, procurando contribuir para a elevação do papel da Cultura ao lugar de destaque que ela merece.

 

Para consultar o estudo aceda aqui.