Voltar

Dataset de Recintos de espetáculos de natureza artística já disponível no Catálogo Dados.Gov

Prosseguindo a sua estratégia de transparência e de melhoria do acesso digital à informação pública, a Inspeção-geral das Atividades Culturais partilhou recentemente com a AMA – Agência de Modernização Administrativa, um conjunto de dados que agrega informação dos recintos de espetáculos de natureza artística ativos em Portugal Continental, que se encontra publicada em:

http://www.dados.gov.pt/PT/CatalogoDados/Dados.aspxname=RecintosdeEspetaculosdeNaturezaArtistica#sthash.kIUVKOUA.dpbs

Tal estratégia assenta em promover um acesso simples e ágil à informação através da disponibilização de dados abertos, permitindo uma utilização livre e adequada às necessidades dos clientes e, por outro, estima-se uma otimização mais eficaz dos recursos públicos, através da economia de tempo e dinheiro despendido a responder a pedidos de acesso a informação.

Este conjunto de dados tem representados os recintos fixos de espetáculos de natureza artística ativos, em Portugal Continental, cujas condições técnicas e de segurança para o seu funcionamento são verificadas pela IGAC. No total, são mais de 1080 recintos de espetáculos agregados neste dataset. Para cada recinto foi incluída informação de localização territorial (distrito, concelho, morada, etc) e dados de caraterização que vão desde o tipo de recinto, a lotação total e o tipo de atividades artísticas a que se destina (cinema, teatro, música, dança, circo, etc).

 

O que é o Dados.gov?

O Dados.gov é um portal que tem como função publicar e agregar a informação produzida pela Administração Pública em formatos abertos que possam ser lidos e reutilizados por qualquer cidadão. O objetivo fundamental da criação deste portal é facilitar o acesso à informação pública, promover a transparência da Administração Pública e ajudar na criação de serviços públicos eletrónicos pela sociedade civil.

Inserido na temática do Governo Aberto, o Dados.gov surge na sequência de uma vaga mundial de criação de portais de reutilização da informação pública e ainda sustentado nas normas europeias de boas práticas da Administração Pública.

O Dados.gov, ao promover a reutilização da informação pública, está a fomentar igualmente a existência de novos serviços destinados aos cidadãos em geral. Estes serviços – as aplicações – são elaborados através da informação em bruto que é disponibilizada no portal e que, posteriormente, é adaptada para a criação de ferramentas úteis para o quotidiano.

O Dados.gov é um projeto da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, IP, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e que conta com a participação de inúmeros organismos da Administração Pública Central, Regional e Local.

Fonte: http://www.dados.gov.pt/

 

O que são dados abertos?

Dados abertos são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa - sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e compartilhamento pelas mesmas regras.

A definição completa de aberto_ dá detalhes precisos do que isso significa. Para resumir os pontos mais importantes:

Disponibilidade e Acesso: os dados devem estar disponíveis como um todo e sob custo não maior que um custo razoável de reprodução, preferencialmente possíveis de serem baixados pela internet. Os dados devem também estar disponíveis de uma forma conveniente e modificável.

Reutilização e Redistribuição: os dados devem ser fornecidos sob termos que permitam a reutilização e a redistribuição, inclusive a combinação com outros conjuntos de dados.

Participação Universal: todos devem ser capazes de usar, reutilizar e redistribuir - não deve haver discriminação contra áreas de atuação ou contra pessoas ou grupos. Por exemplo, restrições de uso ‘não-comercial’ que impediriam o uso ‘comercial’, ou restrições de uso para certos fins (ex.: somente educativos) excluem determinados dados do conceito de ‘abertos’.

 

Fonte: http://opendatahandbook.org/